A educação sexual aborda questões como
* Saúde reprodutiva
* Afetividade
* Imagem do corpo
* Auto-estima
* Relações de gênero
É muito comum a educação sexual ser passada para os jovens por meio de conteúdos ligados ao corpo humano, enfatizando apenas os aspectos biológicos ou sobre o mecanismo fisiológico. Dessa maneira, as questões relativas aos direitos sexuais e reprodutivos assim como as discussões sócio-culturais e políticas ficam completamente excluídas.
O trabalho de educação sexual na maioria das vezes é utilizado para a reprodução de conceitos e valores já estabelecidos pela sociedade fortalecendo as problemáticas questões de gênero.
O que podemos repassar para os nossos filhos, os pré-adolescentes que aí estão sobre a sexualidade humana?
Que fatores devem nortear a elaboração de um projeto de educação sexual e a postura de educadores, frente a sexualidade humana?
Penso que a postura dos profissionais deverá estar baseada na superação permanente de suas dificuldades (conhecimentos, preconceitos, medos, incertezas ...) e na superação da intolerância e dos preconceitos de todas as ordens. Para isso, deve-se considerar que:
- crianças e jovens apresentam manifestações de sua sexualidade e não devem ser privados de informações que os possibilitem compreender tais eventos e a encarar o seu desenvolvimento de forma tranqüila e responsável.
- o trabalho prevê a discussão, não apenas de biologia, mas de temas que envolvem conhecimentos das áreas de antropologia, sociologia, psicologia, pedagogia, história, política e ética.
- a compreensão de si e da natureza humana é fundamental para que cada criança e jovem, conheça seus próprios desejos, vontades e limites. Ao definir suas escolhas cada um deve entender que todas as decisões têm conseqüências e que devemos buscar a responsabilidade, respeitando a escolha alheia.
- a sexualidade humana é parte integrante e indissociável da pessoa, não implicando, necessariamente, em seu aspecto reprodutivo.
- os valores sexuais e estilos de vida, mudam de pessoa para pessoa. É preciso respeitá-los e compreender que numa sociedade plural a diversidade de valores e crenças é um direito de cada cidadão (ã).
- os estereótipos sexuais são construções sociais e expressões de atitudes discriminatórias e intolerantes. Devem ser revistas e evitadas todas as formas de preconceito entre as pessoas entendendo que todos (as) tem valor e dignidade, merecendo respeito.
- todas as formas de relacionamento, independente do nível de sentimento envolvido, devem ter o respeito mútuo como base, evitando-se quaisquer atitudes de coerção ou exploração entre as pessoas.
- Se a Escola busca o desenvolvimento integral da pessoa a discussão e compreensão da sexualidade deve ocorrer, de modo sistemático e permanente, em todos os seus níveis.
- Não há vivência da cidadania plena se as manifestações da sexualidade infantil, adolescente e adulta não são compreendidas e consideradas.
A importância da educação sexual.
Marcadores: Educação sexual | author: Igor BrunoPosts Relacionados:
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