Métodos Anticoncepcionais

|


Os métodos anticoncepcionais são recursos utilizados tanto pelo homem quanto pela mulher para evitar que uma relação sexual resulte em gravidez. Existe uma grande variedade de métodos e cada um funciona de uma maneira, uns são mais seguros, outros menos. Uns são mais fáceis de serem utilizados outros menos. Eles se dividem em quatro tipos:

* Métodos de Barreira: são métodos que utilizam produtos ou instrumentos para impedir a passagem dos espermatozóides através da vagina. São eles: camisinha masculina, camisinha feminina, diafragma e espermicidas.
* Métodos Comportamentais: são práticas que dependem basicamente do comportamento da mulher e exigem um conhecimento prévio do corpo feminino para poder ser aplicado. São eles: tabelinha, muco e temperatura.
* Métodos Hormonais: são comprimidos ou injeções feitos com hormônios não naturais. Este tipo de método interfere no equilíbrio hormonal do corpo, alterando o desenvolvimento do endométrio, o movimento das tubas uterinas, a produção do muco cervical e também impedindo que a ovulação ocorra. São eles: pílulas injeções e implantes
* Dispositivo Intra-uterino – DIU: é um objeto colocado no interior da vagina para evitar a concepção.
* Métodos Cirúrgicos ou Esterilização: não é exatamente um método anticoncepcional, mas uma cirurgia que se realiza no homem ou na mulher com a finalidade de evitar definitivamente a concepção. A esterilização feminina é chamada de laqueadura e a esterilização masculina, vasectomia.

Essas são algumas das formas de contracepção de acordo com os tipos de métodos acima,

0 comentários:

Postar um comentário

 

©2009 ENSINA & EDUCA | Template Blue by TNB